domingo, 27 de junho de 2010

É O ESPIRITISMO UMA RELIGIÃO?

   É o Espiritismo uma religião? Esta pergunta lenvanta uma questão que me parece nunca esclarecida, de início observe-se que a pergunta é se é uma religião, uma religião definida e não se é religião no ponto de vista conceitual, além do que não se define o que é religião. Qual a posição de Kardec?
    Kardec considerava A Revista Espírita uma das obras da Codificação, nela estariam registrados todas as pesquisas, comentários, discussões, críticas, etc. mas de 100 volumes escritos por ele próprio, declarando ser uma obra pessoal, editada de 1858  1869. 
(Clique aqui para mais informações)
Na Revista Espírita de Maio de 1859, página 148, encontramos o seguinte texto de AK:
"Melhor observado desde que se vulgarizou, o Espiritismo vem lançar luz sôbre uma porção de problemas até aqui insolúveis ou mal resolvidos, Seu verdadeiro caráter é, pois, o de uma ciência e não o de uma religião. E a prova é que conta como aderentes homens de tôdas as crenças, os quais, nem por isso, renunciaram às suas convicções: católicos fervorosos. que praticam todos os deveres de seu culto, protestantes de tôdas as seitas, israelitas, mulçulmanos e até budistas e bramanistas. Há de tudo, menos materialistas e ateus, porque estas idéias são incompatíveis com as observações espíritas."
No mesmo artigo Kardec escreve:
"O Espiritismo não é, pois, uma religião. Do contrário teria seu culto, seus templos, seus ministros. Sem dúvida cada um pode transformar suas opiniões numa religião, interpretar à vontade as religiões conhecidas; mas daí à consituição de uma nova Igreja há uma grande distância e penso que seria imprudência seguir tal idéia."
 Em abril de 1864, página 106, diz Kardec:
O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, consiste nas relações que se podem, estabelecer com os Espíritos; como filosofia, compreende tôdas  as consequências morais decorrentes dessas relações."
  Em 1868 na página 357 escreve Kardec:  
"Se assim é, perguntarão, então o Espiritismo é uma religião? Ora, sim, sem dúvida, senhores. No sentido filosófico, o Espiritismo é uma religião, e nós nos glorificamos por isto, porque é uma doutrina que funda os elos da fraternidade e da comunhão de pensamentos, não sôbre uma simples convenção, mas sôbre bases mais sólidas: as mesmas leis da natureza."
Para terminar essa extensa exposição, em Dez 1868, página 359, diz Kardec:
"...eis o Credo da religião do Espiritismo, religião que se pode conciliar com todos os cultos, isto é, com tôdas as maneiras de adorar a Deus. É o laço que deve unir todos os Espíritas* numa santa comunhão de pensamentos, esperando que ligue todos os homens sob a bandeira da fraternidade universal."
   Antes dessa citação Kardec expõe o credo da religião do Espiritismo" que acredito deixará muita gente surpresa.
(Clique aqui para ver o Credo da Religião do Espiritismo)
* na revista está: "todos os Espíritos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário