sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

INTRODUÇÃO

    Dirijo-me aos espíritas que não conhecem o pensamento de Kardec. Eu sou um deles, mas tento conhecê-lo e, para isso, procuro estudar suas Obras, notadamente O Livro dos Espíritos onde estão os princípios do Espiritismo, considerado por Kardec como uma Doutrina Filosófica com características científicas e, como religião, apenas neste sentido.
Neste blog tentarei me conduzir por cenários inusitados mas que possam refletir a minha opinião sobre A Doutrina Espírita que considero esquecida pelos espíritas do movimento.
Escreveu Allan Kardec:
"Melhor observado desde que se vulgarizou, o Espiritsimo vem lançar luz sôbre uma porção de problemas até aqui insolúveis ou mal resolvidos. Seu verdadeiro caráter é, pois, o de uma ciência e não o de uma religião. E a prova é que conta como aderentes homens de tôdas as crenças, os quais, nem por isso, renunciaram às suas convicções: católicos fervorosos. que praticam todos os deveres de seu culto, protestantes de tôdas as seitas, israelitas, mulçulmanos e até budistas e bramanistas. Há de tudo, menos materialistas e ateus, porque estas idéias são incompatíveis com as observações espíritas."

(Revista Espírita, Maio de 1859, pg. 148)Assim o Espiritismo, doutrina filosófica, veio para ajudar as religiões quanto ao entendimento do mundo dos Espíritos.
É necessário que se leia e estude (estude!) a Revista Espírita, pois ali podemos perceber com muita propriedade o pensamento de Allan Kardec, item imprescendível à compreensão do Espiritismo.
O Espiritismo é uma doutrina filosófica centrada em Deus, por isso é importante compreender como esta Doutrina conceitua Deus. (Veja A Origem das Coisas).
Clique aqui para ver a biografia de Allan Kardec

Nenhum comentário:

Postar um comentário