segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

O ESPÍRITO

A questão 115 de O LE trata da criação do Espírito. "Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, ou seja, sem conhecimento. Deu a cada um uma missão com o objetivo de esclarecê-los e de fazê-los chegar, progressivamente, à perfeição pelo conhecimento da verdade e para aproximar-se de Si. A felicidade eterna e pura é para os que alcançam essa perfeição. Os Espíritos adquirem esses conhcimentos ao passar pels provas que a Lei Divina lhes impõe.
Uns aceita essas provas com submissão e chegam mais depressa ao objetivo que lhes é destinado. Outros somente as suportam com lamentação e por causa dessa falta permaneem mais tmpo afastados da perfeição e da felicidade prometida."
Fica claro que a evolução do espírito é uma Lei Divina. Deus dá ao espírito o livre arbítrio, possível no mundo relativo que criou (
A Origem das Coisas)
Assinalamos os seguines pontos:
a) simples e ignorantes - se Deus tem a perfeição absoluta como pode criar espíritos simples e ignorantes a partir de sua própria essência?
A simplicidade e a ignorância são efeitos da redução dos atributos de Deus no processo da criação do Universo limitado. Mas reduzido a uma condição de dimensões com limite zero mas não nulo existe no espírito a força intrínsica do retorno que atua logo cesse a redução. Nesse retorno está a condição de perfectibilidade pois retorna em direção aos atributos da essência divina da qual se originou.
Esse retorno dá ao Espírito a oportunidade de evoluir rapidamente sofrendo apenas a dor inerente à evolução ou por caminhos tortuosos e demorado se por uso de seu livre arbítrio decide não seguir a Lei Divina, o que lhe é permitido. A decisão de não seguir a Lei Divina afasta o Espírito do caminho suave mas a Lei o trará devolta. Quanto maior for o afastamento maior será a dor do retorno à Lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário